quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

INFÂNCIA...um tempo sem tempo!



Vivemos numa era pós moderna e num tempo de falar sobre infância. Nunca se ouviu e pesquisou sobre infância como nos dias de hoje, embora ainda precisamos refletir que tempo de infância é esse?

Um tempo que predomina a brincadeira... brincar de faz de conta, subir na árvore, correr, pular corda, garantir espaços e momentos de brincar na escola.

Um tempo também de realizar tarefas, de iniciar o processo de leitura e escrita, de “escolarizar”. Um tempo de ruptura entre as delícias de ser criança e as responsabilidades de um mini adulto.

Mas então a infância termina quando, aonde...

Uma infância que prevalece apenas na Educação Infantil? e no Ensino Fundamental não tem infância?

O entendimento de infância deve partir de nós educadores, que vivenciamos dia a dia o desenvolvimento de nossas crianças e que temos a oportunidade de oferecer tempos e espaços para brincar, não só na Educação Infantil, mas também no Ensino Fundamental, visto que criança caracteriza-se até os doze anos de idade (ECA). Criança no Ensino Fundamental continua sendo criança e precisa continuar brincando, não apenas em tempos regrados e cronometrados, mas em tempos próprios que garantam vivenciar a sua infância.


Professor Jairo








2 comentários:

  1. Professor Jairo, Tempo...nossas crianças realmente precisam de tempo para brincar, para jogar, não fazer nada, sonhar, conversar consigo mesmas.Só assim se desenvolvem plenamente.Pois o brincar não é perda de tempo nem uma simples forma de preenchê-lo. Tampouco sua importância se limita ao mundo infantil.Ou seja crianças, adolescentes e adultos deveriam ter a brincadeira sempre presente, pois em todas as idades, o brincar é realizado por puro prazer e cria uma atitude alegre em relação á vida e á aprendizagem.
    abraço
    Alessandra

    ResponderExcluir
  2. 2 COMENTÁRIO JEANE DIA: 02-04-2012 PARA O PROFESSOR JAIRO


    HOJE NÓS EDUCADORES SABEMOS QUE A CRIANÇA É CONCIDERADA UMA CATEGORIA SOCIAL ONDE SE DISCUTE SOBRE INFÂNCIA
    A TODO MOMENTO, MAS AINDA EM PONTO DE VISTA A INFÂNCIA É ROUBADA DE CADA CRIANÇA,COLOCANDO RESPONSABILIDADES
    QUE ATÉ MESMO INTERFERE NA ADOLECENCIA.será QUE EM ALGUM MOMENTO A INÂNCIA COMEÇOU OU QUANDO TEM A
    POSSIBILIDADE DO COMEÇO ELA TERMINA SEM TER A CHANCE DE DESENVOLVE-LA INTEGRALMENTE.NÓS ADULTOS ESQUECEMOS
    QUE A UMA CRIANÇA NO NOSSO INTERIOR, BASTA REDESCOBRIR DE QUE FORMA É POSSIVEL SER CRIANÇA EM TODAS AS FASES.
    DESTA MANEIRA O EDUCADOR TEM UM PAPEL DE GRANDE INPORTÂNCIA, POIS TEMOS QUE SER PARCEIROS DA FAMÍLIA E DA
    ESCOLA ONDE POSSAM ACONTECER AS BRICADEIRAS NOS EMCONTROS DE PAIS,CRIAR POSSIBILIDADES PARA QUE OS PAIS
    SINTAM O PRAZER DE SER CRIANÇA,E ASSIM O FUTURO POSSA TER UM OLHAR DIFERENCIADO DE COMO É TER UMA INFÃNCIA.

    ABRAÇO

    JEANE

    ResponderExcluir