Vivemos
numa era pós moderna e num tempo de falar sobre infância. Nunca se
ouviu e pesquisou sobre infância como nos dias de hoje, embora ainda
precisamos refletir que tempo de infância é esse?
Um
tempo que predomina a brincadeira... brincar de faz de conta, subir
na árvore, correr, pular corda, garantir espaços e momentos de
brincar na escola.
Um
tempo também de realizar tarefas, de iniciar o processo de leitura e
escrita, de “escolarizar”. Um tempo de ruptura entre as delícias
de ser criança e as responsabilidades de um mini adulto.
Mas
então a infância termina quando, aonde...
Uma
infância que prevalece apenas na Educação Infantil? e no Ensino
Fundamental não tem infância?
O
entendimento de infância deve partir de nós educadores, que
vivenciamos dia a dia o desenvolvimento de nossas crianças e que
temos a oportunidade de oferecer tempos e espaços para brincar, não
só na Educação Infantil, mas também no Ensino Fundamental, visto
que criança caracteriza-se até os doze anos de idade (ECA). Criança
no Ensino Fundamental continua sendo criança e precisa continuar
brincando, não apenas em tempos regrados e cronometrados, mas em
tempos próprios que garantam vivenciar a sua infância.
Professor
Jairo
Professor Jairo, Tempo...nossas crianças realmente precisam de tempo para brincar, para jogar, não fazer nada, sonhar, conversar consigo mesmas.Só assim se desenvolvem plenamente.Pois o brincar não é perda de tempo nem uma simples forma de preenchê-lo. Tampouco sua importância se limita ao mundo infantil.Ou seja crianças, adolescentes e adultos deveriam ter a brincadeira sempre presente, pois em todas as idades, o brincar é realizado por puro prazer e cria uma atitude alegre em relação á vida e á aprendizagem.
ResponderExcluirabraço
Alessandra
2 COMENTÁRIO JEANE DIA: 02-04-2012 PARA O PROFESSOR JAIRO
ResponderExcluirHOJE NÓS EDUCADORES SABEMOS QUE A CRIANÇA É CONCIDERADA UMA CATEGORIA SOCIAL ONDE SE DISCUTE SOBRE INFÂNCIA
A TODO MOMENTO, MAS AINDA EM PONTO DE VISTA A INFÂNCIA É ROUBADA DE CADA CRIANÇA,COLOCANDO RESPONSABILIDADES
QUE ATÉ MESMO INTERFERE NA ADOLECENCIA.será QUE EM ALGUM MOMENTO A INÂNCIA COMEÇOU OU QUANDO TEM A
POSSIBILIDADE DO COMEÇO ELA TERMINA SEM TER A CHANCE DE DESENVOLVE-LA INTEGRALMENTE.NÓS ADULTOS ESQUECEMOS
QUE A UMA CRIANÇA NO NOSSO INTERIOR, BASTA REDESCOBRIR DE QUE FORMA É POSSIVEL SER CRIANÇA EM TODAS AS FASES.
DESTA MANEIRA O EDUCADOR TEM UM PAPEL DE GRANDE INPORTÂNCIA, POIS TEMOS QUE SER PARCEIROS DA FAMÍLIA E DA
ESCOLA ONDE POSSAM ACONTECER AS BRICADEIRAS NOS EMCONTROS DE PAIS,CRIAR POSSIBILIDADES PARA QUE OS PAIS
SINTAM O PRAZER DE SER CRIANÇA,E ASSIM O FUTURO POSSA TER UM OLHAR DIFERENCIADO DE COMO É TER UMA INFÃNCIA.
ABRAÇO
JEANE